domingo, 28 de outubro de 2012

Sobre a nossa saída ao Rio Mira em Sª Clara... 

Ponto 1 (A tapada)
Coordenadas:

- Latitude - 37º30'42.64 N
- Longitude - 8º28'33.25 W
Estávamos no açude onde existe uma pequena perturbação, mas,  3Km a montante existe ainda uma maior perturbação: a barragem.  Perto existem duas caixas que são coletores da água de chuva (criados em 2009) que faziam ligação com o rio. A tapada feita em 1997 tinha como função impedir que a água passasse toda e criar naquele sítio um espelho de água (um lago). Mas com o tempo gerou-se aqui um problema que teve a ver com a acumulação de demasiada matéria orgânica, o que levou à eutrofização do lago. Com cidadãos ativos, criaram-se grupos de voluntariado que têm uma capacidade de interligar as autarquias e outras entidades responsáveis, numa ação de cidadania pelo ambiente encontraram uma solução que com a ajuda da Junta de Freguesia, que há anos queriam resolver o problema, com a colaboração da ARH, limparam a matéria orgânica apodrecida no fundo do rio. Entretanto a Câmara colocou perto do "Salgueiro Chorão" alguns postes para evitar que os carros aí estacionassem, também semearam relva para que os visitantes estivessem mais confortáveis e colocaram um caixote do lixo para que não houvesse poluição.



Ponto 2 (A jusante da tapada)
Coordenadas:
- Latitude - 37º30'43.26 N
- Longitude - 8º28'35.03 O
Num rio podemos nos orientar por mutante e Jusante. Ligeiramente a jusante, encontramos a caixa de descarga na parte do rio que é livre, onde a poluição é diluída devido à corrente. A água estava poluída, tinha odor e cor de tal, mas não era grave para a saúde do rio, pois a poluição de rio não estava acumulada.


Ponto 3 (Rebaixamento)
Coordenadas:
- Latitude - 37º30'42.14 N
- Longitude - 8º28'33.70 O
A tapada não foi totalmente vedada, pois existem falhas que mantêm o percurso natural do rio, e do lado da margem esquerda fizeram um rebaixamento para também dar continuidade ao percurso de rio. O rebaixamento não foi bem feito, logo, porque não foram feitos os cálculos necessários para que o rebaixamento funcionasse. Um rio é um sistema aberto em que a várzea nas margens se denomina se como leito de cheia.
A barragem foi feita com fim de, aproveitamento hídrico agrícola, para regar os terrenos agrícolas da região.

Ponto 4 (Caminho do rio depois do rebaixamento)
Coordenadas:
- Latitude - 37º30'42.89 N
- Longitude - 8º28'35.06 O
Perto do funcho existe uma comporta de emergência, que serve para quando existir uma contaminação na água.
Da tapada à saída de emergência encontramos alguns excrementos de Lontra. Na saída de emergência encontramos lagostins jovens. Perto do rio existe uma vasta vegetação por causa da material orgânica.


Ponto 5 (Margem esquerda do rio)
Coordenadas: 
- Latitude - 37º30'40.46 N
- Longitude - 8º28'31.67 O
A vegetação típica da zona ribeirinha é, Salgueiros, Loendros, Freixos, Acácias (invasoras), Amieiro, tamargueira e Acer, encontramos esta vegetação toda no caminho da margem esquerda até à Ponte da D. Maria (Ponte velha).




Ponto 6 (Ponte Velha)
Coordenadas: 
- Latitude - 37º30'36.30 N
- Longitude - 8º28'04.30 O
Na Ponte D. Maria observamos a linda paisagem do património municipal em que tiramos algumas conclusões. No aspeto da restauração da ponte, ficamos insatisfeitos quer pela situação das envolventes (vigas de aço), pelas escadas e pela cimentação das pedras (reboco).

Ponto 7 (Alagar)
Coordenadas: 
- Latitude - 37º30'38.08 N
- Longitude - 8º28'24.13 O
O lagar é também património, mas neste caso arqueológico industrial. Tinha a ver com a atividade económica predominante no passado - a produção de azeite.
O problema com o lagar era que a água já utilizada era despejada para o rio, o que se poderia considerar uma poluição a sério, mas no final até que não era um grave problema, porque como ainda não existia a barragem nem a tapada, a água tinha a capacidade de se renovar devido ao seu caudal. 
Passado alguns anos o lagar foi abandonado, depois de ter falido a atividade de produção de azeite. Entretanto, todos os equipamentos ficaram lá dentro e devido às
óptimas condições físicas do lagar, encontram-se hoje ainda em perfeitas condições, para serem expostos ao público. Com estas condições poderia hoje estar aberto como museu vivo ou para demonstração da produção do azeite.


  

Sem comentários:

Enviar um comentário